pesquisa

Desemprego sobe a 12,6% em abril com efeitos do coronavírus, diz IBGE

18.395

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A pandemia do novo coronavírus intensificou o aumento do desemprego no Brasil, que chegou a 12,6% no trimestre encerrado em abril, primeiro mês completo com medidas de isolamento social impostas em todo o país como forma de conter o avanço da Covid-19.

Construtora iniciará empreendimento milionário em Santa Maria

Isso representa 898 mil pessoas a mais em busca de trabalho, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira. No trimestre anterior, terminado em janeiro, o desemprego no Brasil havia fechado em 11,2%.

O primeiro óbito conhecido de Covid-19 no país ocorreu no dia 17 de março. A partir daí, com o avanço da doença, o país promoveu o fechamento de bares, restaurantes e comércio como forma de combater a pandemia. Em abril, os efeitos econômicos começaram a ser sentidos com mais intensidade, já que as medidas restritivas duraram do começo ao fim do mês.

Estado publica estudo final para concessão da RSC-287

Diante desse cenário, economistas ouvidos pela agência de notícias Bloomberg esperavam desemprego de 13,4% no trimestre encerrado em abril. A LCA Consultores projetava taxa de 13%, enquanto a Tendências Consultoria esperava uma taxa de desocupação de 12,7%.

Com a pandemia em curso, o país viveu apagão estatístico de emprego. Os dados do Caged (sobre pessoas com carteira assinada), divulgados mensalmente, ainda não haviam sido publicados neste ano até quarta-feira, quando houve anúncio de que o mercado de trabalho perdeu 1,1 milhão de empregados com carteira assinada entre março e abril.

Preço da gasolina varia em até R$ 0,70 em Santa Maria

Em paralelo aos impactos econômicos sentidos diretamente no aumento do desemprego, o Brasil vem acompanhando a Covid-19 se alastrar. Na quarta-feira, o país registrou 1.086 novas mortes por coronavírus e 20.599 novos casos. Com isso, o total de óbitos é de 25.598, e de casos confirmados, 411.821.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Saiba como contestar resultado do cadastro do auxílio emergencial

Próximo

VÍDEO: momento é de união de forças, defende presidente de sindicato de habitação

Economia